Cursos On-line

Aqui você encontra cinco cursos de capacitação online sobre temas da aplicação da Política Social.

Visite a página dos cursos e faça a reserva de sua vaga!

Gestão de cidades

É um curso de atualização e capacitação sobre a Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que responde às demandas dos profissionais da área para a coordenação e implementação do SUAS. Organizado com base nas dificuldades e particularidades descritas pelos gestores de municípios de pequeno porte I, II e médio porte,  aponta soluções e elucida dúvidas, ao mesmo tempo que apresenta os novos instrumentos para a melhoria da gestão, instituídos pela “nova NOB”, aprovada pelo CNAS em dezembro de 2012.

Carga horária: 16 horas
Docente:Fernando Brandão

Reserva de vagasSaiba mais

Curso – Os papéis dos trabalhadores no SUAS

O curso tem por objetivo apresentar e compreender , por meio de estudos de caso, o trabalho e a identidade dos principais profissionais que compõem a equipe de referência definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB-RH) do Sistema Único de Assistência Social –  SUAS, de acordo com a Resolução CNAS nº 17, de 20 de junho de 2011. Serão abordados os papeis e identidades do Advogado, Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo e Sociólogo a partir da Proteção Social Básica, Média e Alta Complexidade.

Carga horária: 20 horas
Docentes: Maria Luiza, Maria do Carmo, Claudia Braz Marzagão, Regina Duarte, Marcos Assis, Antonio Claret e Juliana Hoja

Reserva de vagasSaiba mais

A NOB-RH (12)

Curso de Atualização e Capacitação sobre o NOB-RH /SUAS – Sistema Único da Assistência Social, com um amplo debate sobre as Diretrizes da gestão de recursos humanos da política de assistência social, segundo NOB-RH SUAS (MDS, 2009, p.10).

Carga horária: 12 horas
Docente: Marcelo Garcia

Reserva de vagasSaiba mais

Tipificação da assistência social – casos

Apresentar a resolução que tipifica as práticas e as atividades da Assistência Social.
Debater o papel da Assistência Social a partir de estudos de casos.

Carga horária: 16 horas
Docente: Maria do Carmo e Maria Luiza

Reserva de vagasSaiba mais

Supervisão da rede socioassistencial

Apresentar a partir da PNAS o papel do CRAS na supervisão da rede socioassistencial.

A importância de conhecer a rede social do território e o trabalho que deve ser realizado para que as instituições atuem de forma articulada e integrada ao SUAS.

Carga horária: 16 horas
Docente: Maria do Carmo e Maria Luiza

Reserva de vagas Saiba mais

Capacitação de voluntários

AVISO

Devido à valiosa contribuição dos voluntários nas Organizações Não Governamentais – ONGs, entende-se que o seu papel será melhor compreendido pela integração ao curso de “ONG e o Combate à Extrema Pobreza”.

Sendo assim, as  reservas de vagas efetuadas para o curso “Capacitação de Voluntário” serão automaticamente migradas para o  curso ONG e o Combate à Extrema Pobreza, o qual contará com carga horária de 24 (vinte e quatro) horas. Esse Curso será ministrado por videoconferência, distribuído em 06(seis) módulos, com temas e datas a serem divulgadas em breve.

Docente: Maria do Carmo e Maria Luiza

Quaisquer dúvidas entrar em contato: edesp2013@fundap.sp.gov.br